Rio2C mira o futuro no presente
Evento expande temática e coloca inovação no centro da programação da edição 2019
Evento expande temática e coloca inovação no centro da programação da edição 2019
Bárbara Sacchitiello
17 de abril de 2019 - 21h45
Provocar mudanças e fazer com que as companhias e profissionais reflitam a respeito da sua atuação é uma das propostas da edição 2019 do Rio Creative Conference (Rio2C), que acontece de 23 a 28 deste mês, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Em seu segundo ano no formato de conferência, o evento amplia o escopo com a adoção de dois grandes pilares que nortearão a programação deste ano: criatividade e inovação.
“Em nosso manifesto, reforçamos que tudo começa com uma ideia. Queremos priorizar essa ideia para levar um estímulo às empresas a pensar de forma diferente e inovar. Empresas de todos os segmentos econômicos estão se transformando e, quando olhamos para o universo da comunicação, percebemos que ele é o primeiro a ser impactado pelas transformações tecnológicas. Por isso, queremos posicionar a Rio2C na convergência entre criatividade e inovação, que são elementos que andam de mãos dadas em todas as atividades e relações da indústria”, explica Rafael Lazarini, fundador do Rio2C.
A proposta de direcionar o olhar para o futuro veio da observação de eventos de inovação do mundo, sobretudo o South by Southwest (SXSW), que segundo a organização, cumpre a função de mostrar como a criatividade pode ser reformulada e aplicada a favor de causas empresarias, tecnológicas e humanas. Ao adaptar esses insights para o Rio2C, a organização criou uma agenda com exemplos que que vão da área da saúde, alimentação, logística, transportes e audiovisual e que têm em comum a proposta de ajudar empresas e pessoas a atuarem de forma melhor e mais eficiente.
“A preocupação com a transformação do mundo é algo comum em todas as indústrias e, por isso, procuramos endereçar os problemas de maior relevância e as áreas de maior importância econômica para fazer uma curadoria que não desse uma visão restrita, mas sim fornecesse um olhar amplo a respeito do que já está sendo feito, mostrando que a inovação já está, de fato, acontecendo”, comenta Bernardo Zamijovsky, diretor administrativo do VR Investimentos Venture Capital e curador de inovação do Rio2C.
Responsável por incorporar a temática da inovação ao Rio2C, o profissional procurou flexibilizar o olhar para abarcar temas e assuntos que, algumas vezes, podem estar distantes de quem atua na indústria da comunicação, mas que carregam exemplos de como é possível usar a tecnologia e a criatividade para renovar conceitos e criar soluções para problemas complexos. Sob essa perspectiva, o Rio2C terá, ao lado da tradicional grade de produtores e grandes companhias de conteúdo audiovisual, apresentações de startups e também de profissionais de empresas que atuam nas áreas de medicina, negócios, alimentação, mobilidade, digitalização de dinheiro, transportes, automação e outros universos.
Segundo Zamijovsky, a seleção foi feita para mostrar exemplos de empresas que estão liderando a disrupção em suas áreas ou criando produtos e negócios totalmente novos. “Não necessariamente um profissional da área de comunicação se interessaria em conhecer uma inovação do segmento do agronegócio. Mas ao colocar esse tema dentro do evento, damos a possibilidade a essa pessoa de extrair insights que a levem a repensar sua carreira e seu negócio. A proposta da área de inovação do evento é dar uma chacoalhada nas pessoas e mostrar que, diante da mudança radical do mundo, será necessário fazer uma escolha: entrar nessa onda de transformação ou ser levado por ela”, analisa.
Veja também
Patrocínio