Rio2C reúne 37 mil pessoas e é palco do conteúdo nacional
Mais de dois mil projetos foram inscritos para pitchings, enquanto plataformas de streaming aproveitaram o evento para apresentar novos projetos
Mais de dois mil projetos foram inscritos para pitchings, enquanto plataformas de streaming aproveitaram o evento para apresentar novos projetos
Taís Farias
2 de maio de 2022 - 14h00
Após seis dias de evento, o Rio Creative Conference, Rio2C, encerrou sua edição 2022 no último domingo, 1º de maio. O encontro marcou a volta do festival depois de um hiato de dois anos motivado pela pandemia da Covid-19. Com clima de reencontro e celebração pelo aquecimento do mercado, além da alta das produções nacionais nos streamings, o evento divulgou os números sobre o seu desempenho. No total, mais de 37 mil pessoas passaram pela Cidade das Artes, centro de eventos que é palco do festival, no Rio de Janeiro, em 450 painéis distribuídos pelos 10 palcos.
Em 2022, o Rio2C reuniu mais de mil palestrante e movimentou os negócios da indústria audiovisual. Segundo a organização do festival, foram realizadas 1.200 reuniões nas rodadas de negócios e 2.480 inscrições de projetos nas áreas de música, inovação e audiovisual para pitchings, encontro em que são apresentados projetos e ideias para novas produções. À disposição dos profissionais estavam mais de mil empresas, de 75 países.
O Rio2C também destacou a quantidade de dados movimentados. Foram 15 terabytes transacionados na rede de WiFi do evento, ao longo dos seis dias. Ou seja, o volume de downloads de fotos, vídeos e tráfego de informações. A edição foi apresentada pela Petrobras com patrocínio do Banco do Brasil, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Riotur e Cidade das Artes.
Anúncios
As principais plataformas de streaming e empresas de mídia aproveitaram o evento para fazer anúncios sobre a sua programação. A Globo anunciou a presença de Tiago Leifert na narração dos jogos da Copa do Mundo do Catar 2022 e 17 produções originais para o Globloplay. A Amazon comunicou a chegada da atriz Fabiana Karla, a diretora Susana Garcia e a roteirista Adriana Falcão para sua equipe de talentos exclusivos. Apostando no conteúdo original, HBO Max falou sobre o novo reality show A Ponte: The Bridge Brasil, com o ator Murilo Rosa, e séries documentais, como PCC: O Poder Secreto. Já a Netflix apresentou em primeira mão um projeto de ficção inspirado na Chacina da Candelária e a segunda temporada da sitcom A Sogra Que Te Pariu. Nomes como Boninho, Galvão Bueno, Evandro Fióti, Alok, Luísa Sonza, Ilana Casoy e Raphael Montes também passaram pelo evento.
Veja também
Mano Brown e Criolo: O sentimento do rap
Cantores comentam suas trajetórias na música e a importância da conexão com seus públicos
“Festa é lucro e é projeto social”, diz diretor do Rock in Rio
Roberto Medina falou sobre expectativas de retomar o maior festival de música do mundo e contou sobre a criação do The Town, evento que será realizado em São Paulo em 2023
Patrocínio